Gatos
Gatos

Assunto: Depressão Felina
Autor: Marcos Froes (IP: 189.102.203.136)
Data:   segunda-feira 08/06/2009 06:59:17

Olá,

Alguém, por acaso, teria algum artigo sobre depressão felina?

Sei que a depressão nada mais é que um pequeno desarranjo químico no cerebro e o gatilho para este desarranjo é uma emoção forte como, por exemplo, a perda de alguém, uma separação, um trauma, etc...

Tenho 2 gatas pretas (irmãs) de 15 meses e 1 gata branca, de 2 anos e as 3 se dão bem e brincam muito uma com a outra (as vezes rola um ciúme, mas dentro do normal). Tenho também 2 dogues alemão de 6 anos. As dogues não toleram muito as gatas e por isso gatos e cães vivem em ambientes separados na minha casa.

Só que há uns 10 dias uma das gatinhas pretas (a Tina) ficou cara a cara com uma das dogues, que tentou pegá-la e correu atrás dela. A Tina escapou ilesa mas ficou em estado de choque e até agora ela não voltou ao normal. Ela está extremamente arredia e muito assustada. Não brinca mais e só quer ficar sozinha. Nem nós nem nenhuma outra gata pode chegar perto dela que ela rosna, quer arranhar e foge para se esconder. Mesmo quando ela dorme nota-se que ela não está tranqüila e ela está comendo bem menos do que o normal.

Pesquisei na internet sobre estes sintomas e encontrei alguns casos de depressão em gatos. Eu já tive depressão e na época estudei bastante o assunto e, realmente, o comportamento da Tina é de quem tem depressão. Inclusive achei um artigo publicado no jornal Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15940.shtml) sobre uma gata inglesa que teve um trauma parecido, ficou deprimida e precisou ser tratada com Prozac.

O trauma que a Tina passou de quase ser pega pela dogue pode ter gatilhado a depressão, semelhante ao que aconteceu com a gatinha inglesa.

Por isso, caso alguém tenha algum link sobre o assunto ou tenha passado por alguma experiência semelhante, agradeço o retorno. Eu já marquei consulta com o veterinário para daqui a dois dias, mas quero chegar na consulta o mais embasado possível sobre este assunto.

Obrigado a todos.

Marcos Fróes

Tópicos  Autor  Data 
 Depressão Felina
 Marcos Froes   segunda-feira 08/06/2009 

Responder a mensagem
 Seu nome:
 Seu e-mail:
 Assunto:
Codigo de Segurança:     Security Image 
Entre com o codigo acima:

Error Occurred While Processing Request

Error Occurred While Processing Request

Error Diagnostic Information

ODBC Error Code = 42S02 ()

[MySQL][ODBC 3.51 Driver][mysqld-4.1.22-community-nt-log]Can't find file: 'CDATA' (errno: 2)

Date/Time: 09/24/17 02:45:05
Browser: CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)
Remote Address: 54.81.197.127
Query String: forum=1309&id=342453&thread=65829